Campeonatos




As competições são realizadas em uma área (shiai-jô) com as dimensões de 14m x 14m, sendo que a área de combate (jonai) corresponde a 10m x 10m, possui uma área de perigo que limita a área de combate caracterizada por tatamis vermelhos com a largura de 1m. O restante da área (3m) corresponde a área de proteção (jogai).


O tempo de luta varia conforme a categoria de idade, podendo ser de 3 minutos a 5 minutos de luta.

A arbitragem é composta por um árbitro central e 2 laterais que permanecem sentados, fora da área de combate.
A pontuação possui critério subjetivo do árbitro central. Os laterais podem ou não interferir nessa decisão. A forma utilizada pelos laterais para mostrar suas opiniões é a partir de gestos oficiais, caso sua opinião seja diferente da do árbitro central.

A pontuação é realizada da seguinte maneira:



Ippon: Golpe perfeito. É obtido quando competidor projeta o adversário de costas no chão, com considerável força e velocidade. Esse golpe leva ao final da luta. Outra forma de se obter o Ippon é imobilizando o adversário pelo tempo de 25 segundos. As técnicas de chave e estrangulamento também levam ao final da luta com a pontuação de Ippon.



Wazari: Golpe quase perfeito, obtido com a queda do adversário, porém sem a técnica perfeita, com pouca força e velocidade, carecendo de elementos necessários para o ippon. A obtenção de 2 Wazaris levam a pontuação de um Ippon. Outra forma de se obter um Wazari é imobilizando o adversário por 20 segundos.



Yuko: É obtido quando o adversário sofre uma queda de lado, carecendo parcialmente em dois dos elementos necessários para o ippon, que são força, velocidade e “amplamente de costas” (FPJ, 1998).Outra forma de pontuá-lo é imobilizando o adversário pelo tempo de 15 segundos. A obtenção de inúmeros Yukos não levam a pontuação de um Wazari.



Koka: É obtido com a projeção do adversário sentado. A imobilização por 10 segundos também leva a sua marcação. Da mesma forma que o Yuko, a marcação de vários Kokas não levam a equilavência a outras pontuações.



Faltas ou atos proibidos são penalizados com o Shido. A marcação de um Shido leva o oponente a ganhar um Koka. Se o atleta voltar a realizar alguma falta, será novamente advertido por um Shido, que leva o adversário a ganhar um Yuko, e assim sucessivamente com o Wazari, podendo levar o oponente a vitória com a desclassificação do lutador, o Hansoku make.



Nenhum comentário:

Postar um comentário